quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Resenha: Um Conto de Natal

Título: Um Conto de Natal
Autor: Charles Dickens
ISBN: 9788525425591
Editora: L&M Edições


"Ebenezer Scrooge é um homem avarento e solitário. Odeia o Natal e tudo o que ele representa. Ignora familiares, empregados e não sabe o que é compaixão. Mas a aparição de um visitante-fantasma o fará repensar seu comportamento e despertará sentimentos aparentemente adormecidos. Ambientada numa Londres gelada, às vésperas do esperado 25 de dezembro, Um conto de Natal é uma das mais belas e conhecidas histórias do gênero. Escrita às pressas em 1843 para pagar as dívidas de seu autor, Charles Dickens (1812-1870), foi um sucesso imediato de público e crítica. Por meio dessa sátira social – adaptada diversas vezes ao cinema –, Dickens teve um papel fundamental no resgate do espírito de bondade e solidariedade das tradições natalinas."
Este livro conta a história do velho Ebenezer Scrooge, um negociante insensível que peca pela adoração do dinheiro. Scrooge também odeia o Natal, e simplesmente não consegue entender como as pessoas podem se sentir tão felizes nesta data, até mesmo as pessoas mais pobres. Mas um incidente transforma a vida desse velho solitário e muda completamente a sua forma de pensar.
"- Feliz Natal! Que direito tem você de estar alegre? Por que motivo? Você não é pobre?
- Claro que sou - retorquiu o sobrinho, zombeteiro. - Mas, então, por que o senhor está triste? O senhor não é rico?" 
Na noite da véspera de Natal, ao chegar em casa, Scrooge recebe a visita do fantasma de seu ex-sócio, Marley, que o informa sobre 3 visitantes que ele receberá nas noites seguintes, e assim acontece. Nas três noites que seguiram, Scrooge recebeu os visitantes, eram eles os fantasmas do Natal passado, do Natal presente e do Natal futuro, respectivamente. 
O fantasma do Natal passado mostra a Scrooge sua imagem quando criança, dos natais que tivera quando era um menino, e o lembra de como ele era feliz naquelas datas.
O fantasma do Natal presente o mostra a imagem do Natal das pessoas de seu convívio. Scrooge consegue ver seu sobrinho com a família, seu funcionário, a quem ele paga muito pouco, se virando para ter um Natal feliz com a família mesmo não tendo quase nada. E o fantasma também mostra a Scrooge o pensamento que essas pessoas tem a respeito dele, como elas o enxergam, o que faz Scrooge repensar suas atitudes.
Quando chega a vez do fantasma do Natal futuro, Scrooge já está cansado e com medo, porém o fantasma não cede às suas súplicas e continua com o seu trajeto, mostrando a Scrooge como será o Natal dele e das pessoas com quem ele convive nos anos futuros. O que o velho vê junto do fantasma o faz estremecer e decidir mudar para sempre todos os seus atos.
Charles Dickens trata com sensibilidade o tema da história, o que nos faz abrir os olhos para algumas injustiças da vida.
"Façamos um parênteses para lembrar que, se a doença e a tristeza são contagiosas, em compensação, para melhor equilíbrio e justiça na vida humana, não há nada mais irresistivelmente contagiante do que a risada e o bom humor."

Nenhum comentário:

Postar um comentário