sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Resenha: Eleanor & Park

Título: Eleanor & Park
Autora: Rainbow Rowell
ISBN: 9788542801255
Editora: Novo século


Eleanor & Park, o famoso romance de Rainbow Rowell, se passa no ano de 1986, porém aborda temas muito atuais como violência doméstica e bullying. Os personagens que dão nome ao livro são um casal de jovens que moram na mesma rua, porém pertencem à mundos diferentes.
Eleanor é uma garota ruiva, sempre vestida com roupas muito grandes para o seu tamanho, e de baixa auto-estima. Ela é a filha mais velha de uma família com uma realidade muito problemática e difícil. Contrastando com Park, descendente de coreanos, que é o filho mais velho de uma "família modelo".
O romance começa quando Eleanor se muda para a escola de Park, e os dois acabam tendo que sentar juntos no ônibus todos os dias. Apesar de não conversarem muito no início, os dois acabam descobrindo alguns gostos em comum, como música e quadrinhos, e Park acaba dividindo com Eleanor suas revistinhas e gravando fitas de suas bandas preferidas para ela.
O livro conta a história da inocência nas descobertas e das decepções do primeiro amor, narrado ao som de The Smiths. É a história de um amor puro, que resiste à desaprovação das famílias e ao preconceito da sociedade ao redor. Um amor que faz você se sentir triste e feliz ao mesmo tempo.

Eleanor é uma jovem com uma bagagem enorme de problemas para uma garota de apenas 16 anos, as experiências familiares pelas quais ela é obrigada a passar no decorrer do livro são carregadas de drama, e fazem com que o leitor se sensibilize a cada página virada.
É uma história cativante, que narra todas as experiências vivenciadas durante o primeiro amor, de uma forma leve e envolvedora. O contraste e a estranheza dos personagens dos personagens nada convencionais, conquista o carinho dos leitores ao longo de toda a narrativa.

Mas, apesar de toda a fofura, o livro também é extremamente dramático, apresentando temas inesperados para um livro de romance adolescente, como violência doméstica, padrões de beleza impostos pela sociedade, bullying e diferenças sociais. Portanto, engana-se quem julga a obra pela capa e pensa ser apenas mais um romance com um cara sexy e uma garota com problemas de auto-estima sem motivos, muito pelo contrário, o livro nos mostra como a vida é difícil e como estamos fadados à decepção.

Primeiros amores são intensos, e Rainbow Rowell consegue nos mostrar isso de forma simples e direta, o que faz a história fluir de forma tão leve em um romance muito bem balanceado entre amor e drama, o que nos prende ao livro até que, de fato, a história termine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário